domingo, 31 de julho de 2011

Kibeba

Ingredientes:

900 gr de chocos
850 gr de mandioca
100 gr de cebola
100 gr de óleo de palma
2 gr de jindungo
Q.b. de água

Preparação:

Obtido o choco, tira-se a dikanza, osso do choco e saco da tinta.
Lava-se e coze-se em pedaços pequenos. A mandioca depois de descascada é cortada aos pedaços e as cebolas às rodelas. Dispõe-se num tacho, alternadamente, porções de mandioca, choco e cebola.
Tempera-se com óleo de palma, jindungo e sal e põe-se a panela a cozer em fogo brando. Passado algum tempo, acrescenta-se um pouco de água, para a Kibeba ficar com molho suficiente.

A kibeba também pode ser feita com banha, mas o tradicional é óleo de palma. Á falta de choco pode ser usado peixe grosso, ainda que o muxiluanda, apreciador como é de uma boa kibeba, não troque o choco pelo peixe.

sábado, 30 de julho de 2011

Sopa Levanta Muertos

Ingredientes:
1 alho francês
1 cebola média
2 tomate aos pedaços
1⁄2 ramo de salsa
2 alhos picados
1⁄2 nabo (ralado)
1 cenoura (ralada)
2 colheres de sopa de milho doce (opcional)
2 ovos batidos
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Colocar numa panela o azeite, a cebola e o alho picado a refogar por 1 minuto, juntar o tomate, o nabo ralado, a cenoura ralada e o alho francês às rodelas, acrescentar 1 litro e meio de água quente e deixar ferver por mais alguns minutos até que tudo fique cozido "al dente". Verificar o sal, acrescentar o milho doce e vai-se deitando os ovos batidos em fio, mexendo para ficarem soltinhos. Deitar a salsa picadinha e apagar o lume.
Deve ser tomada bem quente, com umas gotinhas de limão e se preferirem com piri-piri.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quizaca

Ingredientes:

  • 1/2 kg de couve
  • 1/2 kg de camarão
  • 2 cebolas grandes
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • sal q.b.

Preparação:

Lavar muito bem a couve ou o espinafre, dar uma fervura e escorrr a água.  Levar um recipiente ao lume brando com o azeite, as cebolas cortadas aos pedaços muito pequenos, os dentes de alho cortados da mesma forma e sal q.b. À parte, fritar o camarão e cortar aos pedaços. Misturar ao refogado e deixar cozer, acrescentando ao mesmo tempo a pasta de amendoim diluída em uma chávena de água tépida. Deixar cozer até ficar soltinha. Acompanha com qualquer prato de carne ou peixe.
Nota: Esta receita é feita originalmente em Angola com quizaca, que são as folhas da mandioqueira.