terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Galinha De Angola com Azedinhas e Estragão

Ingredientes:
6 colheres de sopa de estragão fresco bem picado
5 colheres de sopa de azeite extravirgem de oliva
5 colheres de sopa de cebolas roxas bem picadas
4 galinhas d’angola novas e limpas, pesando no máximo 600 gramas cada uma
250 gramas de folhas de azedinha limpas sem o cerne central
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
300 ml de creme de leite fresco
2 gemas passadas pelo coador
400 ml de vinho branco seco
40 gramas de manteiga

Decoração:
Folhas de azedinha
Frutas silvestres

Preparação:
Corta-se as aves ao meio, pelas costas, no sentido longitudinal, coloca-se uma tábua de bater carne em cima de cada metade e comprime-se fortemente até sentir os ossos partirem, temperar com sal, pimenta, uma colher do azeite de oliva, metade do vinho branco, metade do estragão e deixar marinar por 2 horas, no mínimo. Numa panela de fundo largo, que não seja de alumínio, esquenta-se manteiga e azeite de oliva que sobrou. Retira-se a galinha dos temperos, reservando a marinada, coloca-se na panela com a pele para baixo, deixa-se dourar, virar e cozinhar em fogo brando por mais 15 minutos. Adicionam-se as cebolas e conserva-se por mais 10 minutos no fogo. Corta-se as folhas da azedinha em tiras finas (não usar faca de alumínio), espalha-se sobre a galinha, incorpora-se a marinada, o restante do vinho e do estragão e continua-se a cozedura até a carne ficar macia. Tira-se do fogo e mantendo a panela tapada. No momento de servir, aquece-se sem deixar ferver, junta-se creme de leite previamente misturado às gemas, mexe-se até homogeneizar e conserva-se por mais alguns minutos no fogo para o molho engrossar. Ajusta-se o sal e serve-se imediatamente, com os ingredientes da decoração.

Receita original de Conceição Santos.


2 comentários:

  1. Olá!…

    Gosto de comida angolana . Vivi em Angola alguns anos e isso levou-me a ir á descoberta dos seus sabores.
    Por um acaso descobri este espaço e gostei. Noto que algumas das receitas estão num dos meus livros com algumas mudanças nos verbos mas há pequenas frases que sei serem minhas. Devo dizer que isso me torna muito feliz, eu mesma me utilizo das receitas para escrever em espaços da net pois temos de transmitir os nossos conhecimentos.

    Nesta receita de galinha de Angola, reparo que a maioria dos ingredientes não têm nada a ver com Angola mas sim com o Brasil. A maioria deles nem existem lá.
    Cumprimentos
    Conceição santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Conceição, muito obrigado pelo comentário. Aa receitas aqui apresentadas vêm de diversas fontes, revistas, internet, outras de amigos e amigas. As receitas são como as histórias e vão passando de boca a boca e neste caso quando passam pela boca são bem gostosas. Mais uma vez muito obrigado e vou fazer referência ao seu nome no post. Cumps. Marklaro

      Eliminar